(11)

(11)

Encadernações

Gostou? compartilhe!

As encadernações fazem parte do acabamento em projetos editoriais diversos. Trata-se de uma etapa fundamental para estruturar o material, facilitar sua leitura e deixá-lo ainda mais atrativo para quem for consumi-lo. O processo é realizado após a impressão de todo o material e pode ser aplicado em livros, trabalhos acadêmicos, revistas, catálogos, etc. Sua principal função é facilitar o manuseio do material.A estrutura dos materiais para encadernação, que podem ser um livro, revista ou catálogo é formada de lombada, miolo, coifa, guarda, contra-guarda e cabeceado.

As estruturas citadas vão depender do tipo de encadernação realizada, em geral a encadernação de um livro é formada por todas as partes citadas. Cada material requer um tipo de encadernação diferente. Entre os tipos de encadernações disponíveis no mercado estão:

  • Espiral: a encadernação em espiral é ideal para trabalhos acadêmicos e materiais didáticos como apostilas. Trata-se de um tipo de encadernação econômica onde são feitos pequenos furos para inserção da espiral para unir as folhas;
  • Canoa ou grampo: esse tipo de encadernação é ideal para revistas e livretos, onde a capa e o miolo são grampeados. Não é indicado para materiais com muitas páginas ou papéis de alta gramatura;
  • Brochura: é utilizada em geral para livros onde o milo é fixado na capa com cola específica;
  • Duplo anel (wire-o): é uma técnica de espiral aperfeiçoada, onde a estrutura do material é feita de anel duplo e metal, proporcionando maior robustez, sofisticação e excelente acabamento.

Onde realizar encadernações?

Para empresas ou usuários que procuram por serviços de encadernações, é fundamental buscar uma empresa especializada em impressão digital, a gráfica. É importante considerar o custo-benefício oferecido e o atendimento. Para saber mais, solicite um orçamento com a Copy Center, gráfica com mais de 30 anos no mercado de encadernações.